FAQ's

Qual a vantagem do polietileno em relação aos outros materiais?

O polietileno é o polímero com a estrutura química mais simples. Ele é obtido por meio da polimerização do eteno e por isso também pode ser conhecido como polieteno. Por ser constituído apenas de hidrogênio e carbono, o produto é atóxico e possui uma grande resistência química.

Com excelentes propriedades mecânicas, físicas, químicas e hidráulicas, os tubos de PEAD (Polietileno de Alta Densidade) são resistentes ao tensofissuramento e às deformações, garantindo durabilidade superior a 50 anos. Além disso, como são aditivados com o pigmento negro de fumo, possuem resistência à fotodegradação, podendo ser usados em áreas abertas e expostos às ações do tempo. Como precisam ser substituídos com menor frequência, são benéficos ao meio ambiente, resultando em um uso mais eficiente dos recursos naturais.

Quais as principais aplicações dos tubos de polietileno?

A versatilidade dos tubos de PEAD atende às diversas demandas de projetos variados. Por este motivo, a cada dia surgem novas aplicações para o produto, utilizado em diversas áreas. Veja abaixo as aplicações mais comuns:

  • > Redes de distribuição de água;
  • > Adutoras, captações de água;
  • > Emissários terrestres e subaquáticos;
  • > Redes coletoras de esgoto e águas pluviais;
  • > Redes de distribuição de gás;
  • > Linhas de irrigação por aspersão e gotejamento;
  • > Transporte de combustíveis (gasolina, diesel, gás, álcool);
  • > Conduítes de fibra ótica e cabos de energia elétrica;
  • > Transporte de sólidos (linhas de dragagem e minérios);
  • > Tubulações de efluentes e produtos químicos agressivos, entre outros
Por que a qualificação do soldador é importante?

É importante que o soldador seja qualificado para o trabalho com a soldagem de tubos de polietileno para assegurar a boa execução da obra e qualidade dos serviços de modo geral. A ABNT (Agência Nacional de Normas Técnicas), inclusive, orienta como deve ser a formação desse profissional por meio da NBR 14472.

A Ecopipe oferece cursos para a formação de soldadores e inspetores para atuarem em obras que tenham como base a construção de tubulações de polietileno.

Por que os tubos possuem cores diferentes?

A cor natural das Poliolefinas (PE e PP) é um branco translúcido, podendo ser pigmentadas nas mais variadas cores para efeito de identificação. No Brasil os tubos de PE são:

Preto PE 80 e PE 100: para água e aplicações gerais – podendo ser utilizado exposto ao tempo.

Amarelos PE 80: para gás – somente para instalações enterradas até 4 bar.

Laranja PE 100: para gás PE 100 até 7 bar enterrados.

Azul PE 80 e PE 100: para água – somente para tubos enterrados.

Outras cores: Somente para tubos enterrados.

A pigmentação se faz durante o processo de produção da matéria-prima, ou misturada está com o pigmento no momento de produzir o tubo ou a conexão, de forma que o pigmento seja fundido e misture-se a massa da matéria-prima dentro do cilindro da extrusora ou injetora.
Não é possível pintar nem colar o polietileno e o polipropileno, pois a tinta ou a cola não conseguem fixar ao tubo, saindo com facilidade.

Como escolher o tubo correto?

Para a escolha correta do tubo é necessário saber para qual área é a aplicação do tubo (Gás, Água ou Esgoto). Qual a pressão, para depois obter as informações do SDR e PN.
Para obter uma assessoria completa contate-nos.

O que é SDR?

Classe de Pressão (PN ou SDR), a classe de Pressão do tubo refere-se à pressão máxima que o tubo pode suportar à 25ºC. A Classe de Pressão pode ser expressa por:

PN (Pressão Nominal)
Corresponde à pressão em bar (ou kgf/cm²), ou seja, PN 10 corresponde a 10 bar (ou kgf/cm²) de pressão. PN 8 corresponde a 8 bar (ou kgf/cm²) de pressão, e assim por diante.

MPa (Megapascal)
Corresponde à PN 10. Ou seja, 1 MPa corresponde a PN Mpa 10, assim como 0,6 MPa corresponde a PN 6, e assim por diante.

SDR (relação diâmetro externo/espessura)

Todos os tubos de mesmo SDR e de mesmo material (PE 80 e PE 100) são da mesma classe de pressão, ou seja, de mesmo PN.
Máxima Pressão de Serviço - Tipo A ou B
Conforme o comportamento do material, os mesmos são ainda designados por Tipo A ou B, ou seja, um PE 80 pode ser PE 80 A ou PE 80 B, pois refere-se à resistência à pressão do tubo em função da temperatura. Quando o tubo for transportar fluidos que estejam a temperaturas superiores a 25ºC, o projetista da obra deverá dizer qual a máxima pressão que ele suportará, pois quanto maior a temperatura, menor a pressão que suporta.